Postagens populares

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ei, você aí! Me dá um transporte aí!

Sempre que há um evento no Rio de Janeiro, as autoridades públicas batem na tecla da mesma ladainha: “deixem o carro em casa”. Seja para um jogo de futebol mais importante, por conta de um show musical mais impactante, ou para o Carnaval, cujos cartazes para utilizar táxi, metrô, trens e ônibus, aliás, estão espalhados pela cidade. Linda esta iniciativa da Prefeitura. Se houvesse reciprocidade. Se o município oferecesse ao cidadão transporte público decente ou transporte de massa.

Principalmente transporte de massa, que inexiste no Rio de Janeiro e em outras grandes cidades do País. Há uma peculiar diferença entre transporte de massa e transporte público. O de massa é aquele que acomoda e leva um grande volume de pessoas, como trens, metrôs e barcas, essencial para a mobilidade nas metrópoles. O transporte público é o feito por ônibus, por exemplo. Pois bem, nenhum dos dois funciona no Rio de Janeiro. O transporte de massa é pífio, falho, de má qualidade, assim como o transporte público. E, mesmo assim, a autoridade pública reprime cada vez mais o uso de carros e quer que o folião, no Carnaval, fique à mercê do transporte que não tem nada de público.

Sou contra essa quantidade exagerada de carros nas ruas, mas eles são o reflexo do descaso de décadas para com o transporte na Cidade Maravilhosa. Foco no Rio porque faz parte do meu cotidiano, mas é nítido que São Paulo e muitas capitais brasileiras sofrem do mesmo mal. Alguém acha mesmo que o sujeito prefere ficar duas horas no engarrafamento se tivesse um metrô abrangente, pontual e de boa qualidade? Ou se pudesse usar um trem limpo, pontual onde não levasse chibatadas de seguranças?

A questão é que o transporte está lá, mas não funciona. Os intervalos entre uma composição e outra do Metrô Rio, por exemplo, são, em média, de 5,30 minutos. O erro já começa pelo contrato de concessão, aliás. Estabelecido em dezembro de 2007, o documento prevê que o intervalo deve ser de 4, 45 minutos na Linha 1 e de 6,30 segundos, na Linha 2. Detalhe, estabeleceram intervalos maiores justamente para a linha mais procurada, que liga a Pavuna e a Baixada Fluminense (onde o transporte público é ainda mais falho) ao Centro e à Zona Sul. E como assim 4,45 minutos? O metrô de Paris, muito mais complexo e ramificado que o carioca, tem intervalos de 1,30 minutos durante os horários de pico.

Todos os engenheiros de tráfego e especialistas em trânsito com quem já falei em entrevistas são unânimes: o metrô, para ser eficiente, tem de ter, no máximo, um intervalo de 2,30 minutos. O resultado deste hiato de mais de 5 minutos todo mundo conhece. Vagões cheios a qualquer hora do dia, independentemente dos horários de pico, momentos em que os vagões, aí, ficam abarrotados. E, ironicamente, o Metrô do Rio conseguiu piorar depois de privatizado. Nos anos 80, os intervalos eram abaixo de 2,30 minutos. Hoje, o intervalo mais que dobrou. Só que a população do Grande Rio e o número de usuários do sistema de transporte também dobrou.

Os trens, nem se fala. Quando o Engenhão foi idealizado ressaltaram sua praticidade pelo fato de a estação do Engenho de Dentro praticamente desembocar na porta do estádio. Pois bem, pegar o trem após uma partida com cerca de 20 mil presentes (que é menos da metade da capacidade do local) é uma aventura. Filas intermináveis, engarrafamento de gente nas passarelas e escadas de acesso à estação, confusão. Isso sem contar os vagões podres e abafados, os generosos e perigosos vãos entre a plataforma e o veículo e os enguiços frequentes na linha férrea.

Barcas e ônibus, bem, esses dispensam comentários sobre o desserviço que prestam à população. Motoristas sobrecarregados, mal-pagos e mal preparados. Veículos sem manutenção decente e sempre lotados nas horas de maior fluxo. Esse é o panorama de grande parte das linhas regulares de ônibus do Rio de Janeiro. Com as Barcas SA, intervalos enormes entre uma embarcação e outra, catamarãs à deriva na Baía de Guanabara, atrasos constantes.

E a autoridade pública quer porque quer que o cidadão se divirta com esses transportes que tratam a população como gado. Mas trata a pão de ló as concessionárias que os administram. Com todo o péssimo serviço e o achincalhe ao usuário, não se vê qualquer repressão por parte do Estado às concessionárias. Pelo contrário: as concessões do Metrô Rio, da SuperVia e das Barcas SA foram prorrogadas por mais de 25 anos cada. Para o governador, prefeito, deputados e vereadores tudo corre bem a bordo de seus confortáveis carros, helicópteros e jatinhos. Jamais devem ter pisado em um trem, metrô ou barca.

Agora, se a população se revolta, logo uma figura da esfera pública se apressa em taxar as pessoas como vândalas. Esquecem do genial Bertolt Brecht: “Falam das águas violentas de um rio, mas se esquecem das margens que a oprimem”. E, assim, nos tornamos cariocas, brasileiros. Atrás do próximo bloco carnavalesco, com o samba atravessado em um vagão ou correndo atrás de um ônibus.

Foto: Paulo Alvadia/Agência O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário